COOPERAÇÃO SINO-BRASILEIRA

Alberto Scaloppe é empossado no Núcleo Estadual da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China

Núcleo participa de negociações para atrair investimentos estrangeiros para Mato Groso

O advogado Alberto Scaloppe foi empossado como secretário-geral adjunto do Núcleo Estadual da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

A cerimônia de posse dos membros no Núcleo foi realizada no dia 14 de agosto, e contou com a presença do presidente da OAB-MT, Leonardo Pio da Silva Campos, e da vice-presidente, Gisela Alves Cardoso.

O Núcleo Estadual da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da OAB-MT é composto por: Elvis Antônio Klauk Júnior como coordenador, Daniele Yukie Fukui Rebouças como vice, Rodrigo Gomes Bressane como secretário-geral, Alberto Vieto Machado Scaloppe como adjunto, e Melanie de Carvalho Tonsic como membro fundadora.

Entre outras ações, a Coordenação das Relações Brasil-China tem sido ativa em negociações do Governo do Estado com o país asiático, como o Plano Ásia, criado pela administração estadual para atrair investimentos estrangeiros para Mato Grosso.

De acordo com o advogado Alberto Scaloppe, o estreitamento das relações políticas com a China vai ajudar o mercado interno. “A China já é um grande aliado comercial do Brasil, especialmente de Mato Grosso, pois é o país que mais importa nossos insumos produzidos aqui. Então o nosso papel será dar mais segurança jurídica nas relações bilaterais com o país”, afirmou Scaloppe, que recebeu ainda a comenda de Guardião da Fraterna Integração Sino-Brasileira do Centro Cultural e Empresarial de São Paulo -Cicesp.

O país mais populoso do mundo é o maior parceiro comercial do Brasil, com volume de negócio em torno de U$ 98 bilhões em 2019. Os chineses são os maiores compradores da soja brasileira e de Mato Grosso, além de ser grande consumidor de outro produtos mato-grossenses, como algodão e carnes.

Mato Grosso também caminha para firmar um protocolo de intenções e acordo de cooperação com o Instituto Sociocultural Brasil – China (Ibrachina) presido pelo advogado Thomas Law, para que sejam ampliadas as frentes de atuação com o parceiro comercial.

Também participaram do evento, a deputada Estadual do Mato Grosso, Janaína Riva; o deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto, e o deputado Federal Evair de Melo, presidente da FrenCOMEX e do Comitê de Crise Covid-19.

Acompanharam o evento por videoconferência, Rita de Cássia Oliveira Chiletto, coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais da Casa Civil do Mato Grosso; e Ariana Guedes de Oliveira, assessora internacional da Secretaria de Desenvolvimento do Mato Grosso.

Rua Luiz Antônio de Figueiredo, nº 10
Jd. Petrópolis - Cuiabá - Mato Grosso
CEP: 78.070-090

iconWhatsaap.png

Scaloppe Advogados Associados © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.