A gestão de risco jurídico ambiental é o limiar condutor para análise dos conflitos socioambientais, fornecendo estabilidade e dinâmica às propriedades e assim mantendo-se estruturada e eficaz permitindo que minimize os impactos de eventos prejudiciais e proteja seu valor.
Conflitos de qualquer natureza é prejudicial a qualquer empreendimento ou pessoa física, e durante o plano de trabalha é feito um mapeamento das legislações aplicáveis aos interesses dos clientes, para que possam avaliar as decisões sob o aspecto da responsabilização civil, Ambiental, tributária, administrativa e criminal.
A implantação do processo de análise preventiva de risco jurídico também incorpora o diagnóstico de contencioso, e para este, uma estratégia de ação para minimizar os passivos.
A organização do fluxo de informações elaboradas pelas análises e diagnósticos permite que as decisões sejam rápidas e seguras.
E como parte importante do processo de gestão de risco jurídico, é necessário trabalhamos no gerenciamento de relacionamento com autoridades públicas, comunidades, órgãos reguladores e imprensa;